domingo, 9 de maio de 2010

PLANEJAMENTO CULTURAL INTEGRADO DE ÂMBITO MUNICIPAL E REGIONAL

O planejamento cultural deve destacar, entre seus objetivos:

. Entender o espaço urbano como lugar privilegiado de produção, recepção e fruição de práticas culturais.

. Perceber a Cultura como elemento de fortalecimento da sociabilidade.

. Desenvolver as bases necessárias à formulação e elaboração de um Planejamento Cultural Integrado, entendendo suas etapas e seus agentes.

. Formular planos e programas culturais, buscando assegurar seus processos de gestão.

Neste sentido, o gestor cultural deve caminhar por distintas metodologias:

- Levantamento e análise de dados secundários, através: da compilação de fontes sobre programas e políticas municipais nas áreas de arte e cultura, turismo e patrimônio; da condensação de dados censitários e históricos.

- Visitas de campo (e observação participante).

- Mmapeamento e diagnóstico cultural que apontem os principais programas e diretrizes para a gestão cultural.


O Planejamento Cultural deve privilegiar eixos como:

- Fruição e produção artística e cultural;

- Manifestações culturais populares;

- Turismo cultural, patrimônio ambiental e construído;

- Sociabilidade, comunicação, participação social e desenvolvimento sócio-econômico sustentável.

As propostas lançadas devem identificar os agentes protagonistas potenciais de cada ação e planejá-las segundo perspectivas de curto, médio ou longo prazo. Pretende-se sair da lógica de programas de Governo, implementando Planos que almejem programas de Estado, e planejando no âmbito de diferentes gestões políticas (buscando restringir as descontinuidades da gestão).

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