. Entender o espaço urbano como lugar privilegiado de produção, recepção e fruição de práticas culturais.
. Perceber a Cultura como elemento de fortalecimento da sociabilidade.
. Desenvolver as bases necessárias à formulação e elaboração de um Planejamento Cultural Integrado, entendendo suas etapas e seus agentes.
. Formular planos e programas culturais, buscando assegurar seus processos de gestão.
- Levantamento e análise de dados secundários, através: da compilação de fontes sobre programas e políticas municipais nas áreas de arte e cultura, turismo e patrimônio; da condensação de dados censitários e históricos.
- Visitas de campo (e observação participante).
- Mmapeamento e diagnóstico cultural que apontem os principais programas e diretrizes para a gestão cultural.
O Planejamento Cultural deve privilegiar eixos como:
- Fruição e produção artística e cultural;
- Manifestações culturais populares;
- Turismo cultural, patrimônio ambiental e construído;
- Sociabilidade, comunicação, participação social e desenvolvimento sócio-econômico sustentável.
As propostas lançadas devem identificar os agentes protagonistas potenciais de cada ação e planejá-las segundo perspectivas de curto, médio ou longo prazo.
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