sábado, 2 de maio de 2009

INSTITUTO GRÃO - construindo redes compartilhadas

Em seu primeiro ano de existência, essa ONG já percorreu um trajeto que mostra que a coisa é séria. Desenvolveu ao longo de 2008 e mantém neste 2009 oficinas semanais de iniciação ao desenho artístico junto às crianças dos turnos da manhã e da tarde da escola municipal Prof. Ataliba em Itaipuaçu (Maricá) desenvolvidas pelo artista plástico e arte educador Marcelo Correia -de forma voluntária. Marcelo é o Presidente do Instituto Grão e vem viabilizando outras atividades neste colégio. O texto a seguir é uma carta aberta apresentada junto a atividades do Instituto num evento do Colégio Ataliba. Divulgo, pois compartilho e acredito nos propósitos sócio-culturais da organização.

Instituto Grão
Programas Ambientais e Ações Culturais
institutograo@hotmail.com (21) 9829.2308



O INSTITUTO GRÃO – Programas Ambientais e Ações Culturais foi fundado em fevereiro de 2008. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidades promover e incrementar atividades culturais, sob todos os aspectos assim como, postular e procurar meios de melhores condições de qualidade ambiental e de vida, objetivando a sociabilidade dos indivíduos entre si e ações de valorização dos recursos materiais e imateriais de cunho sócio-cultural, artístico, educativo e ambiental.

O INSTITUTO GRÃO vem atuando em Itaipuaçu, junto à Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues, desenvolvendo oficinas semanais de artes com alunos dos turnos da manhã e tarde.

Firmamos parceria com o Laboratório de Ações Culturais da Universidade Federal Fluminense e com o Ponto de Cultura Niterói Oceânico que integra o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. São parcerias técnica e de trabalho, uma vez que os objetivos destas entidades se assemelham aos nossos: ampliar o acesso de crianças, jovens e adultos a atividades artísticas e culturais, assim como lutar por um mundo com mais responsabilidade pelos bens culturais e ambientais.

Nosso compromisso com Itaipuaçu vem nos mobilizando na busca por parceiros que venham a potencializar nos projetos sócio-culturais e ambientais. Algumas parcerias devem se iniciar em 2009, a exemplo do grupo de capoeira Roda Viva, do Mestre Kalb, que desenvolverá atividades junto a nós.

Ajudamos na concepção e produção do espetáculo Quem não dança... dança, do grupo Dançando no Ponto, dirigido por Elizete Mascarenhas, que nos devolve a gentileza desenvolvendo oficinas na “festa da família Ataliba” neste novembro de 2008.

Desejamos um bom proveito!
Marcelo Correia - Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário